quarta-feira, 2 de julho de 2008

Minhas reflexões acerca das tecnologias na educação.

Um dos projetos da disciplina EDC 287 é a criação multimídia, e foram formadas equipes que se responsabilizaram pelos seguintes temas: impressos e educação, rádio e educação, tv e vídeo e educação, e Internet e educação. Como percebe todos esses elementos são tecnologias que contribuíram e ainda fazem parte do cotidiano, sendo a Internet a mais recente e atualmente a mais utilizada.
As equipes trabalharam na elaboração dos seminários onde foi posto os temas problematizando-os para a turma, posso afirmar que foi um seminário diferente de todos os que já havia presenciado, pois as questões foram apresentadas para promoverem uma discussão , o que ocorreu com sucesso.
O seminário de impressos e educação, começou com a história da imprensa, logo depois partimos para a discussão dos livros didáticos como são usados na sala de aula, os conteúdos que muitas vezes vem com preconceitos subtendidos e não explícito. Mostrou que o educador pode usar além do livro , o jornal, os gibis. Levaram exemplos de histórias em quadrinhos que abordavam temas da história antiga e atual, e também conhecimentos sobre as estórias e histórias da nossa sociedade. Problematizou a cerca do livro eletrônico se seria uma ameaça as editoras, e se iríamos no futuro próximo deixar os livros na sua forma clássica, e adotaríamos mais a forma virtual e chegamos a conclusão que uma forma complementa o outra, e que enquanto houver personalidades humanas que valorizam as diversas opções, uma forma não irá substituir a outra, pois tudo é uma questão de gosto pessoal.
O seminário da equipe de Internet e educação , no qual eu faço parte, contribuiu significantemente para questões sobre a Internet na sala de aula, que inclusive me inspirou a fazer o artigo nesta temática, crianças e Internet, educação à distância. É perceptível que a Internet como uma forma de comunicação do presente século, que vem tomando grande importância no cenário mundial, é um meio de viabilizar e promover socializações e aprendizagens de forma diferenciada das convencionais, mas que para essa promoção da Internet na educação é preciso atentar para as formas de ensino, mais precisamente a metodologia empregada na escola.
A equipe de rádio, salientou o rádio como uma velha forma de comunicação entre as pessoas , e como é útil ainda hoje, mas que suas formas de atuação foram restritas na área educativa, por conta de interesses da elite. O rádio é uma possibilidade real na educação, principalmente nas formas de rádio comunitária, radio educativa e a rádio web.

E a equipe de tv e vídeo, falou da popularização da televisão , e por ser tão popular é empregada por muitos com interesses de manipular as camadas pobres e sem acesso a outros meios de comunicação. Como esta influência a nossa cultura e os nossos estudantes. Foi abordado a televisão digital e sua instalação no Brasil, o que até agora passou de maneira não muito perceptível para muitos, e fizemos a reflexão sobre a melhora da imagem o que é muito bom, mas que não adiantaria muita coisa se a programação continuar a mesma, sem muitas opções inteligentes e educativas tanto para crianças, jovens e adultos.
No final dos seminários, as equipes cada uma com seus temas respectivamente, fizeram produções multimídias com as temáticas, ou seja teorizamos nos seminários e praticamos no projeto. Para isso foram oferecidas oficinas dos programas de software livre que nos auxiliaram na produção dos trabalhos, foram programas como o twiki para confecção de páginas na web , audacity para fazer o conteúdo da rádio, inkscape os fanzines e o kino os vídeo.
Tivemos a chance de conhecer um pouco mais sobre as tecnologias, e como usá-las no ato educativo, fazer reflexão sobre cada uma delas. Além,de mais uma vez constatarmos através das produções de multimídias que o software livre não é apenas uma proposta de trabalho, é algo que podemos usar no cotidiano seja profissional e pessoal.

Nenhum comentário: