quarta-feira, 2 de julho de 2008

Cibercultura e Educação




Cibercultura

A Cibercultura é um fenômeno tecnológico. Muito se houve falar e não aprofundamos o assunto por termos uma idéia abstrata do que seja, e por ser uma palavra oriunda de dois termos, nos dar a idéia de entendimento acerca do assunto. Entendo por cibercultura , o mundo cultural eletrônico, mas sua definição vai além. Segundo
SILVA, a cibercultura é o conjunto de técnicas, práticas atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento da Internet, como meio de comunicação que surge com a interconexão mundial de computadores.
Nesse mundo virtual temos uma linguagem própria, e uma troca de informações de maneira diferenciada, através dos hipertextos que poderíamos dizer que são textos que levam a outros textos por meio dos famosos ‘‘links’’, acessamos aos hipertextos a todo instante quando navegamos na rede, porém existem hipertextos off-line um exemplo é o CD-ROM. Com o mundo tecnológico até o leitor clássico que estava acostumado com as páginas do seu livro, se adapta a esse série de mudanças. As leituras não são as mesmas desde o surgimento dos hipertextos, pois eles nos levam a novos conhecimentos, mas também informações que devem ser descartadas.

O local em que ocorre a cibercultura é o ciberespaço, que é o espaço onde acontece as relações humanas baseada na tecnologia da Internet, e nele encontramos os elementos que compõe esse espaço virtual, e-mail, sites, chats, simulações, fóruns, comunidades e a educação pode usar esse espaço eletrônico, por ser dinâmico e possibilitar interconexões e formas autônomas de aprendizagens. A Internet é um espaço cibernético em que as relações sociais estão se dando de forma diferenciada. A escola atual precisa passar por um processo de readaptação, pois práticas pedagógicas que consiste em ensinar conteúdos estancados e sem vínculos com a realidade real e virtual dos estudantes, continuarão sem efeitos e impactos nas aprendizagens e socializações das pessoas. Hoje em dia o mundo estar de tal forma interligado as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), que não concebemos mais a educação sem uma proposta política pedagógica fora das condições atuais.


SILVA, Marco. Reinventar a sala de aula na cibercultura. Pátio Revista Pedagógica, ano VII, nº 26 maio/julho 2003.

Nenhum comentário: