terça-feira, 1 de julho de 2008

''Desconectados'' ?


No texto ‘‘ Desconectados’’ disponível no site http://www.moodle.ufba.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=11564 , observamos a crítica ferrenha de uma revista com grande circulação nacional, que traz as observações feitas a partir de um visão única. O artigo aponta para dados das três últimas edições do Saeb, prova aplicada pelo MEC para conferir o nível de aprendizado dos alunos, e conclui que 38% das escolas públicas que possuem PCs instalados teve o rendimento de forma decrescente nos exames, e atribuiu ao uso do computador.



É realidade que muitos dos professores na escola pública não sabem lidar com as novas tecnologias, mas com o salário que pagam, como o professor irá se atualizar e ao mesmo tempo dar conta das despesas no fim do mês? Não me venha colocar a culpa na classe trabalhadora , pois é dos governantes a obrigação de proporcionar os direitos para que assim possamos cumprir os deveres.


Onde fica a liberdade dos estudantes? Se eles só utilizam a Internet com finalidades de lazer e recreação é porque os estímulos para a busca dos conhecimentos que o professor indica, não têm sido significativo o bastante para despertar neles o interesse... e será que eles não aprendem também nos momentos de lazer? A educação continua sendo apenas para o mercado de trabalho e não para a vida...


O que os estudantes precisam, é sentirem responsáveis pelos seus conhecimentos, produzirem o que lhes interessam e ter consciência que toda a sua produção não ficará apenas para o professor ler , revisar e quantificar com notas, mas que através das janelas da web, se abrirá um portal para o mundo ler, as suas opiniões e conclusões.


Se tais projetos deu certo em tal e tal país, e não deu no nosso, onde estar o problema? Se todas as políticas públicas que são implementadas aqui são postas por segundas intenções?
O problema estar no velho modelo de fazer educação, e tapamos os olhos e seguimos concordando com matérias como essas sem analisar criticamente.

Nenhum comentário: